ARP- Address Resolution Protocol, Protocolo de Resolução de Endereços, “ protocolo para mapear endereços IP de 32-bit para a camada de endereços de rede de 48-bit, especificado em RFC 826”, é um protocolo usado para encontrar um endereço da camada de enlace (Ethernet), a partir do endereço da camada de rede (endereço IP).
ATM- Asynchronous Transfer Mode, modo de transferência assíncrono, “ uma tecnologia de ligação orientada de transmissão de dados envolvendo células de tamanho fixo”, é uma arquitectura de rede de alta velocidade orientada à ligação e baseada na comutação de pacotes de dados.
Broadcast (Transmissão) - “Transmit to “everyone.” “Transmite para todos”. (Na minha opinião, isto devia de ser o mesmo que multicast, e não precisa de fazer especial caso se acontecer estarem todos à escuta), é o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, e que tem por característica o facto de esta informação estar a ser transmitida para vários receptores ao mesmo tempo.
Broadcast address (endereço de transmissão), um endereço de grupo que, por convenção, significa “todos.” (O endereço de transmissão 802 é um pouco dependente do 481.)
CSMA/CD- (Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection), (controlo de acesso ao meio físico com detecção de colisões), esquema de contenção para alocação de banda larga num barramento partilhado. São exemplos a 802.3 e Ethernet, é uma técnica de controlo do acesso ao meio físico de comunicação, e caracteriza-se por testar a rede para ver se há fluxo de outras redes antes de injectar frames.
Datagram- datagrama, conjunto de dados, pacote que contém informação e é transferido na rede com endereço de origem e destino. Este termo é por vezes também usado para designar um pedaço de informação entregue a uma rede que providencia um serviço de datagrama.
DCE (Data Circuit-terminating Equipment), (equipamento terminador de circuito de dados), o termo X.25 para o aparelho ao qual o terminador liga.
Ethernet
Foi desenvolvida pela Xerox, pela Intel e DEC, nos meados dos anos 70, foi normalizada pelo padrão IEEE 802.3 e pela ISO 8802.3. É utilizada em redes LAN envia pacotes, define o tipo de cabo, sinais eléctricos para a camada física. Utiliza a técnica CSMA/CD para controlo do acesso ao meio físico. Utiliza os padrões Token Ring, FDDI e ARCNET.
Foi desenvolvida pela Xerox, pela Intel e DEC, nos meados dos anos 70, foi normalizada pelo padrão IEEE 802.3 e pela ISO 8802.3. É utilizada em redes LAN envia pacotes, define o tipo de cabo, sinais eléctricos para a camada física. Utiliza a técnica CSMA/CD para controlo do acesso ao meio físico. Utiliza os padrões Token Ring, FDDI e ARCNET.
FDDI – Fiber Distributed Data Interface - tecnologia de acesso à rede em linhas de tipo fibra óptica.
Utilizado em redes LAN e MAN. Pode atingir distâncias de 100Km e suportar até 500 estações (fibra multimodo) e 200Km e 1000 estações com (fibra monomodo). Permite transferências de dados a alta velocidade.
HUB - Concentrador
O concentrador permite ligar várias máquinas entre elas, às vezes dispostas em estrela, daí o nome de hub (que significa centro de roda em inglês), para ilustrar o facto de que se trata do ponto de passagem das comunicações das diferentes máquinas.
IP (Internet Protocol) – Protocolo de Internet
Estabelece o contacto entre o computador emissor e receptor para que a informação não se perca na rede. É em conjunto com o TCP que se torna um protocolo mais importante.
Identifica as máquinas e faz a entrega de dados entre duas ou mais máquinas. É definido pela RFC 791 de 1981. Os dados são enviados em pacotes ou datagramas. O serviço de datagramas não é confiável visto poderem chegar ao destino desordenados, em duplicado ou perderem-se. Através do processo de encapsulamento estes datagramas levam segmentos de TCP ou UDP enviados da camada superior, o que faz com que exteriormente só existam as frames Ethernet, executados pelas placas de rede (NIC) e os respectivos Drivers. Utiliza 32 bits no seu endereço. Existe um tamanho limite para cada datagrama, que é de 65 535 bytes incluindo o cabeçalho, caso algum pacote de dados ultrapasse esse valor, o IP fragmenta-o em quantos datagramas forem necessários para o seu envio. O protocolo IP apenas oferece serviços de emissão e recepção, não detectando assim erros e mensagens de controlo. Utiliza a informação TTL (time to live), que indica o tempo que os pacotes podem circular.
LAN (Local Area Network) – Redes de área local
- Redes de pequenas dimensões – inferior a 10Km;
- Interligam computadores e periféricos dentro de um mesmo estabelecimento (escritórios, fábricas, escolas, …);
- Velocidades de transmissão elevadas;
Normalmente instaladas e mantidas pelas organizações.
MAN: Metropolian Area Network -» redes de área metropolitana
- Dimensão média – aproximadamente uma cidade;
- Constituída por duas ou mais LAN’s;
- Interligação das LAN’s através de um backbone;
- Os backbones utilizam muitas vezes fibra óptica;
Utilizadas em universidades, hospitais, …
MAC (Medium Access Control)
Uma subcamada da camada de informação, definida pelo comité IEEE 802, que especifica os procedimentos usados nas Redes de Área Local para garantir uma distribuição justa no acesso da transmissão de mensagens entre as estações de rede.
MAC address
O endereço da camada 2 nas redes de área local IEEE – o endereço de 6 bytes da Ethernet.
MAN (Metropolitan Area Network)
Área de Rede Metropolitana. Uma rede partilhada maior do que uma Área de Rede Local mas menor do que uma Rede de Área Alargada. 802.6 - é um exemplo.
Multicast
Transmitir informação a um grupo de receptores através de uma única transmissão a partir da fonte.
NAT (Network Address Translator)
Tradutor de endereços de rede. É uma ferramenta útil pois estabelece a ligação entre uma rede e a internet. Reescreve os endereços IP de origem de um pacote que passam por um router ou firewall de maneira a que um computador de uma rede interna tenha acesso ao exterior (rede pública).
NET (Network EntityTitle)
(Título de entidade de rede) O termo ISO para o identificador da camada de rede utilizada.
NIC (Network Interface Card)
A placa que permite a um computador ligar-se a uma rede.
PPP (Point-to-Point Protocol)
Protocolo ponto-a-ponto. É um conjunto de protocolos padrão, standardizado em toda a comunidade IP, que permite a interacção de software de acesso remoto de diferentes fornecedores.
RARP (Reverse ARP)
Protocolo de Resolução Reversa de Endereços
Protocolo definido pelo RFC 903 que permite que o computador sem disco de um cliente descubra o seu próprio endereço IP.
RIP (Routing Information Protocol)
Protocolo de roteamento vector de distância.
Spanning Tree
Protocolo Spanning Tree
Determina qual o caminho mais eficiente entre cada segmento separado por bridges ou switches.
TCP/IP Transmission Control Protocol/Internet Protocol
Termo usado para descrever um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. Apesar de o TCP e o IP serem apenas dois desses protocolos, tornou-se comum usar TCP/IP para designar todo o conjunto.
Token é um segmento de texto ou símbolo em outras palavras, é um conjunto de caracteres (de um alfabeto, por exemplo) com um significado que circula em redes LANs.
Token-Bus Tecnologia de rede que usa um token lógico como método de acesso ao meio. Difere do token ring pois a permissão para transmitir é baseada no endereço do nó do que a posição na rede.
TOKEN RING Topologia de rede na qual as estações são conectadas umas às outras em um círculo lógico, cujo acesso é concedido por uma estação mestre ou pela passagem de token.
UDP fornece um serviço de pacotes sem conexão que oferece entrega com base no melhor esforço, ou seja, UDP não garante a entrega ou verifica o sequencialmente para qualquer pacote.
WAN rede formada pela ligação de computadores localizados em regiões fisicamente distantes (permitem a interconexão de LANs ).
WORKSTATION (estação de trabalho) o nome genérico dado a computadores entre o computador pessoal e o computador de grande porte ou ao local de trabalho.